Daqui. |
Curiosamente, apesar de terem muitas árvores, elas geralmente, das três uma: Ou são Bétulas, ou Pinheiros-da-Escócia, ou Norway Spruces, todas altamente resistentes ao frio.
É nestas alturas que eu percebo como é que os povos do Norte da Europa são menos deixa-andar do que os do Sul. Pudera, algures no passado deles, ser desleixado deve ter equivalido a morrer. Literalmente. Era preciso trabalhar no Verão para se ter reservas no Inverno, parece a velha história da cigarra vs. formiga. Até me espanta que o Esopo não tenha sido Finlandês.
Só mais duas coisinhas.
Primeiro, a área florestal da Finlândia tem, ao longo dos últimos 30 anos, vindo a aumentar. Porque simplesmente o ritmo a que as florestas crescem excede aquele a que são ceifadas (qual é o verbo para isto?).
Segundo, "Finlândia" em finlandês é Suomi. Deve ser um bocado irritante o teu país ter um nome nada a ver em inglês. Que raio, o país é nosso, nós sabemos melhor como é que ele se chama, e não é "terra dos finlandeses" - designação que até nos parece um bocado básica.
E eu percebo-os, até porque confesso que me irrita quando chamam "Lissabon" a Lisboa.
E pronto, é isto.
Daqui. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário